O Natal é uma época em que a alegria invade as casas com enfeites e árvores coloridas, cheias de adereços.

 Estimular a fantasia e o sonho nas crianças faz parte de todo um ritual que inclui a decoração da casa nesta época do ano.

O que acontece é que muitas mães enfrentam um dilema quando têm filhos pequenos: montar ou não montar a árvore de Natal?

Por ser uma tradição, materiais de anos passados, que faziam parte da infância de algumas pessoas, ainda permanecem.

Alguns materiais como das bolinhas antigas podem se quebrar com facilidade e enfeites pequenos podem ser engolidos.

Todo cuidado é pouco, porém existem alternativas para deixar a casa bem decorada, sem correr riscos e sem deixar as comemorações passarem em branco. É isso que a Criando Gente vai mostrar hoje neste artigo!

 

Vamos montar?

 

Estimular a participação pode fazer com que os riscos diminuam. Ao se sentir responsável pela criação da decoração, a criança terá mais cuidado e não irá quebrar ou brincar de forma perigosa.

Caso a criança seja bem pequena e ainda não tenha essa capacidade, tente colocar os objetos que ofereçam algum perigo fora de seu alcance.

Hoje temos diversas opções de materiais e enfeites que podem ser utilizados sem que os pequenos se machuquem e sem que você deixe de decorar seu espaço como faz todos os anos.

Vamos montar então? A resposta é sim e vamos lhe dar algumas opções lindas e criativas!

 

Árvore

 

Além das tradicionais árvores de pinheiros naturais e sintéticas, sites de artesanato trazem diversas ideias de como fazê-las com outros materiais baratos e que podem ser encontrados com facilidade.

Vamos falar de dois aqui, o papelão e o feltro.

PAPELÃO

Você pode encontrar árvores de papelão prontas em alguns sites ou pode usar sua imaginação e criar a sua. O material é barato e o que pode acontecer é de alguma parte rasgar ou alguma peça descolar. 

As imagens e enfeites podem ser recortados e colados da maneira que quiser. Inclua a criança nesse momento, mesmo que seja pequena, ela pode ajudar a separar e a colar algumas peças.

 

FELTRO

Vejam que lindas e coloridas estas árvores de feltro! Seus filhos podem brincar com tranquilidade, tirar e colocar os enfeites quantas vezes quiserem.

Trabalhar com esse material é bem simples, mas se você não tem muitas habilidades manuais, procure por artesãs que façam essas peças. É muito fácil de encontrar para comprar em sites de artesanato.

Este estilo de árvore faz parte da filosofia Montessoriana, na qual a criança experimenta o mundo e aprende agindo e criando novos hábitos. 

A diversão é garantida por muito tempo, de forma prática e sem riscos de acidentes.

 

Decoração tradicional

 

Não quer abrir mão das bolinhas e dos enfeites? Pode optar então por uma árvore natural ou sintética. Apenas certifique-se de que ela está bem apoiada no chão e que não haja riscos de cair caso a criança puxar.

 Existem diversos modelos de bolas e hoje muitas delas são feitas de plástico, isopor, etc. Outros enfeites e laços são encontrados em diversos tamanhos como também lâmpadas com proteção contra curtos e choques.

A iluminação de led substitui os pisca-pisca antigos com menos riscos para as crianças e para a casa.

Deste modo é fácil manter a decoração tradicional sem infantilizar a casa, mas de uma maneira que todos, de todas as idades, ainda se encantem com a beleza e o espírito desta data.

Seja qual for o seu estilo, a Criando Gente deseja um Natal muito alegre ao lado das pessoas que você ama! Se estiver esperando seu bebê ou amamentando, corre lá na nossa página para escolher seu look!