O universo feminino é repleto de “e se eu precisar”... Malas enormes as acompanham durante as viagens, mesmo que seja apenas para um final de semana em um lugar de campo onde serão usadas poucas roupas.

Na hora de escolher o que levar para a maternidade, principalmente as mães de primeira viagem, enfrentam um grande dilema: o que é muito e o que é pouco para receber e cuidar dos primeiros dias de vida de um bebê? Pensei tanto em suas roupinhas, e as minhas? Como passarei os dias e como sairei da maternidade?

A opção de parto é a primeira questão a se considerar. O parto normal tem uma recuperação mais rápida e a mulher recebe alta entre 24 e 48 horas. Já uma cesariana necessita de um período de observação maior, que é de aproximadamente 72 horas.

Sendo assim, vamos pensar em uma mala com os itens que se usam por dia de internação. Se você vai ficar apenas um dia, dois ou três, apenas multiplique a quantidade de itens para levar.

Enxoval para a mãe

É recomendável preparar as malas um pouco antes do parto para que a correria não a pegue de surpresa e nem atrapalhe o momento de ter o seu filho com stress desnecessário.

As mães também precisam de roupas e de itens de higiene que são fundamentais.

Certifique-se que tudo está em ordem e aproveite para curtir os momentos ao lado de sua família, beneficiando-se de seus cuidados, sem que eles tenham que sair para comprar o que deveria estar à mão naquela hora:

  • 2  camisolas  ou pijamas confortáveis, de preferência com aberturas para amamentação. Mesmo que seja para ficar apenas um dia, é bom pensar que o sangramento após o parto pode ser intenso e vazar sujando a roupa;
  • 1 roupão para banho;
  • 3 ou 4 calcinhas confortáveis, com cintura alta. Elas serão usadas com absorventes grandes, por isso é bom testar antes e garantir que não irão incomodar;
  • 2 sutiãs adequados para amamentação;
  • 1 pacote de absorvente tipo noturno, para conter uma quantidade de fluxo alta de sangramento;
  • 1 cinta pós-parto indicada pelo médico;
  • Creme hidratante e protetor para os mamilos; 
  • Concha de amamentação para isolar o mamilo;
  • 1 chinelo para banho e 1 para o quarto;
  • 1 par de meias;
  • Produtos de higiene pessoal:  toalhas, sabonete, espelho, batom, escova e pasta de dentes, escova de cabelo, cotonetes e shampoo. Algumas maternidades oferecem esses produtos, mas você pode levar os que está acostumada a usar.
  • 1 roupa de saída. Escolha um conjunto confortável ou um vestido mais solto, pensando no volume da barriga.

Com essa mala básica, é possível passar tranquilamente os dias, até sua saída.

O que mais posso levar?

Roupas e produtos de higiene são necessários, mas sempre algumas coisas a mais “cabem” na mala para esse dia especial.

Não esqueça de levar aparelhos para registrar o parto e tirar fotos como máquinas fotográficas, filmadoras ou celulares com pilhas e baterias bem carregadas sempre e com seus carregadores.

Enfeite de porta para anunciar a chegada e indicar o quarto para as visitas, e também algumas lembrancinhas se for recebê-las na maternidade. Esses itens não são essenciais, já que muitas mulheres preferem não receber visitas e estar apenas com os seus familiares.

Com calma e planejamento, a hora de receber o seu filho nos braços será muito tranquila. E para montar seu enxoval com peças de qualidade e adequadas para esse momento, não deixe de conhecer todos os produtos do Criando Gente!